Projeto leva leitura para passageiros de ônibus em Mossoró

 

lairinho

Apresentado nesta terça-feira, 26, na Câmara Municipal, o Projeto de Lei de autoria do vereador Lairinho Rosado (PSB), pretende criar o programa ‘’Transformando Passageiros em Leitores’’, em Mossoró.

 

O programa consiste no oferecimento de livros, revistas, gibis e outros gêneros, aos usuários de ônibus para leitura, durante o trecho em que estiverem no interior do veículo. De acordo com o Projeto, o material poderá ser adquirido pelo Executivo Municipal, assim como através de doações feitas pelos usuários do transporte público ou de empresas parceiras do programa.

 

Para o vereador, a ideia do “Transformando Passageiros em Leitores” é ampliar a cultura e a oportunidade de entretenimento através da leitura. “Vamos transformar o espaço dos ônibus em verdadeiros pontos de cultura e lazer, tornando mais prazerosos os trajetos feitos de coletivo em Mossoró”, afirmou Lairinho.

 

Além de conceder condições de diversão e aprendizado aos usuários de transporte coletivo, o Programa também visa oferecer às crianças não alfabetizadas livros infantis com ilustrações e gibis, para despertar desde cedo o prazer pela leitura.

 

Incentivo à leitura

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)/Censo de 2010, a taxa de analfabetismo da população com idade igual ou superior a 15 anos é de 9,6%. No último Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), em 2009, o Brasil ficou em 53º lugar, em uma lista de 65 países. Entre a população de 15 a 64 anos, o nível pleno de alfabetização, em 2009, foi alcançado por apenas 25% dos brasileiros, de acordo com os dados do instituto Paulo Montenegro. “Projetos de leitura devem sempre estar presentes na Câmara Municipal, como forma de incentivar o desenvolvimento do cidadão”, conclui o parlamentar.