Afim se adequa para receber o SIM

AFIM

A equipe do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal (SIM) prepara mais uma certificação em prol da segurança alimentar e nutricional dos consumidores mossoroenses. O empreendimento que está em fase de avaliação é o Abatedouro Frigorífico Industrial de Mossoró (AFIM), que terá o prazo de noventa dias para realizar alguns reparos e se adequar às normas da certificação sanitária.

Na manhã desta quarta-feira, 16, a equipe do SIM esteve reunida com os diretores do Afim, Jaqueline Amaral e Pedro Cancio, equipe da Secretaria Municipal da Agricultura e dos Recursos Hídricos (SEMARH) e representante da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, para realizar a entrega do relatório no qual estão pontuadas as correções necessárias para a certificação.

Entre os itens avaliados, estão a higiene no local de manipulação de alimentos, armazenagem de produtos, refrigeração e temperatura de alimentos congelados e, ainda, a verificação de documentação de licenças. As correções são pontuais e espera-se que dentro do prazo estipulado de 90 dias os reparos sejam feitos.

O Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal (SIM) é previsto pela Lei Nº 3.027, de 16 de maio de 2013, e regulamentado pelo Decreto Nº 4.173/2013, o qual abrange os aspectos industriais e sanitários dos produtos de origem animal, comestíveis e não-comestíveis, seja ou não adicionados de itens vegetais, preparados, transformados, depositados ou em trânsito.