Saúde lança campanha contra hanseníase e verminoses na próxima semana

Saúde, campanha

A Secretaria Municipal de Saúde lançará, na próxima quarta-feira, 23, a Campanha Contra Hanseníase e Verminoses em várias escolas do município. Hoje, 16, foi realizada uma capacitação com os profissionais que estarão envolvidos na ação. O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo Alcides Belo e reuniu diretores de escolas e de unidades.

O lançamento será feito na Escola Celina Guimarães, situada no bairro de Barrocas, às 7h do dia 23. As ações serão feitas de maneira integrada entre escolas e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).

Auxiliados por especialistas na área de dermatologia, o público infantil receberá exames clínicos nas escolas. Com isso, os casos suspeitos de hanseníase serão enviados para a UBS mais próxima, onde será iniciado um tratamento de imediato.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Combate à Hanseníase, Mércia Cristina, o foco será escolas de ensino fundamental concentradas nos bairros de Santo Antônio e no Alto da Conceição, duas localidades que apresentam números expressivos de casos da doença.

Somente neste ano, foram diagnosticados 53 novos casos de Hanseníase. Além disso, a rede municipal de Saúde possui atualmente 138 pessoas em tratamento contra a doença. “Segundo dados do Ministério da Saúde, o tratamento adequado pode reduzir em até 60% a incidência da doença. É importante, tanto na prevenção quanto no combate, termos o apoio das escolas e dos pais. O número em Mossoró vem se mantendo estável ao longo dos anos, porém, essa estabilidade é preocupante”, afirma Mércia Cristina.