Saúde realiza mais de mil mamografias por mês

unnamed (7)

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, por mês, mais de mil mamografias para a população de Mossoró e dos municípios pactuados. Para a oferta do exame, há três instituições credenciadas, obedecendo critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A população pode solicitar o exame somente com prescrição médica em uma das 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), onde a direção da unidade marcará o procedimento por meio da Central de Regulação, setor que funciona no Centro Administrativo Prefeito Alcides Belo. O usuário será encaminhado para uma das três instituições hospitalares credenciadas.

Coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Luana Medeiros, explica que não há fila de espera para mamografias e lembra que os exames preventivos são feitos nas UBSs. “Cada mulher deve fazer, no mínimo, uma mamografia – exame que detecta o câncer de mama ou lesões benignas – uma vez por ano. É um procedimento simples, que pode reduzir em até 30% as chances de morte por câncer de mama, o câncer que mais mata mulheres no país”, afirma.