Dica Odonto Estética: Odontogeriatria

 

Odonto

Existem dentistas especializados em idosos?

Sim, autorizada como especialização recentemente pelo Conselho Federal de Odontologia, a Odontogeriatria vem acrescentar novos conhecimentos e abrir novas linhas de pesquisas para melhorar a saúde bucal dos idosos. Veja uma definição:

bullet Odontogeriatria é o ramo da odontologia que enfatiza o cuidado bucal da população idosa, especificamente participando da promoção do envelhecimento saudável, através de procedimentos preventivos, curativos e paliativos (SBOG – 2003).

O que muda com a Odontogeriatria?

Com essa nova especialidade os cirurgiões dentistas poderão obter mais conhecimentos e atender ao idoso de forma mais direcionada e profunda. Conseguindo diferenciar o que faz parte do envelhecimento normal ou não, indicar tratamentos e propor soluções.

Por que é tão importante manter a saúde bucal?

Ter uma saúde bucal adequada colabora com todo o organismo, pois tudo está interligado. A boca não anda sozinha, assim algo que acontece na boca pode ser um sinal de doenças em outra parte do corpo. Além disso, estudos recentes tem mostrado que alguns problemas em nossa boca podem ter relação com outros acontecimentos como por exemplo: partos prematuros, problemas cardíacos e pneumonias aspirativas. Por isso uma manutenção constante é tão necessária.

Como posso ajudar o meu dentista?

Primeiro, responder sempre com sinceridade as perguntas que o dentista lhe fizer. Não se esqueça de relatar à ele quais os medicamentos que você usa, mesmo que seja só um chá indicado por um amigo. Informe a ele se existe alguma dificuldade de visão ou motora (o que pode influenciar na escovação) e se possível o visite para uma consulta à cada 6 meses. Prevenir é sempre mais fácil!!!

O que muda com o envelhecimento na Boca?

Diversas são as mudanças que ocorrem com o envelhecimento em todo o organismo. Na boca podemos notar que, entre outras coisas que:

bullet As mucosas ficam mais sensíveis e finas.
bullet As colorações dos dentes podem mudar.
bullet Pode ocorrer a diminuição da quantidade de saliva, geralmente devido à efeitos colaterais de medicamentos causando a secura na boca, conhecida como Xerostomia.
bullet Diminuição na percepção dos sabores o que pode levar ao alto consumo de temperos na alimentação e agravar problemas como diabetes e pressão alta. Não abuse dos temperos!

Quais os problemas mais comuns?

Os dentes são perdidos principalmente devido à cárie e a doença periodontal (inflamação do tecido ao redor do dente). Essas doenças ocorrem quando existe a união de alguns fatores como: má higiene oral, restos alimentares, bactérias, etc. Essa união gera substâncias que atacam os dentes e a gengiva provocando as doenças.


Odonto